Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistemas de Interpretação

Ir para baixo

Sistemas de Interpretação Empty Sistemas de Interpretação

Mensagem por Yukits Ter Jul 01, 2014 2:42 pm

Olá, caros jogadores.
Este tópico tem como função explicar como funcionará os sistemas utilizados durante o jogo, auxiliando na criação das fichas de personagem e também na interpretação.

Método de Jogo
Trabalharei com um sistema simples de interpretação, mas que abordará elementos presentes na ficha de cada personagem:

- Atributos
São características do personagem que determinarão diversas ações no decorrer do jogo. Mostram como o personagem pode se relacionar com o ambiente e as pessoas ao seu redor e expande ou limita o seu campo de atuação. Todos os personagens possuirão um valor mínimo em cada atributo e poderão distribuir alguns pontos entre eles no início do jogo. A prática e a experiência podem fazer alguns atributos aumentarem, tal como o uso de determinados itens ou magias.
- Habilidades
Divididas em Perícias e Conhecimentos, as habilidades são coisas exteriores ao indivíduo, mas que ele absorve para si. São técnicas e conteúdos aprendidos pelo personagem e que ele pode usar no decorrer da aventura nas mais diversas situações. O personagem começa com as habilidades zeradas e pode distribuir alguns pontos dentre elas no início do jogo. Para adquirir novas habilidades, basta tentar aprendê-las durante a interpretação. Para tentar aumentar a pontuação em uma habilidade adquirida, basta praticá-la.

Vale lembrar que os Atributos e Habilidades não devem ser usados para impedir que determinados personagens façam algum tipo de ação. O RPG é livre, qualquer tentativa é válida. Mas eles interferem bastante na chance de sucesso das ações e devem ser levados em conta pelos jogadores, que sempre devem pensar na possibilidade de usar seus Atributos/Habilidades a seu favor, sendo criativo em sua interpretação e interação com a história.

Agora listarei cada um dos Atributos e Habilidades existentes no RPG.

Atributos

- Força
Se refere ao poder físico do personagem, do quanto seus músculos aguentam de peso ou o quão forte é o seu soco. É a força em seu significado mais comum, podendo ser utilizada em uma infinidade de maneiras.

- Destreza
A coordenação motora do personagem, a sua capacidade de lidar com objetos e movimentos de forma precisa. Está intimamente ligada à mira e ao manejo de objetos, e pode ser associada à esquiva e ao sucesso de movimentos ofensivos e defensivos. Pessoas com baixa destrezas costumam ser mais desastradas e ter movimentos inconsistentes.

- Agilidade
É a velocidade com a qual o personagem se locomove, seja andando, correndo, lutando ou realizando qualquer outro tipo de ação. Mais agilidade garante uma maior movimentação, talvez o recurso ideal para aquela fuga de emergência.

- Vigor
É a vitalidade do personagem, o quanto ele é resistente e o quanto dura seu fôlego. Quanto mais alto o vigor, mais tempo de porrada o personagem aguenta levar e maior é a sua resistência a doenças. Um vigor alto também garante uma recuperação mais rápida.

- Empatia
É a capacidade que o personagem tem de cativar as pessoas ao seu redor, se comunicando com elas de uma forma agradável, garantindo assim bons relacionamentos. Personagens empáticos tem mais facilidade em conseguir informações de forma amigável e ganham a confiança dos outros de forma natural.

- Percepção
É estar ciente das coisas que acontece ao redor através dos cinco sentidos. Personagens que investem em percepção são mais atentos e ligados ao ambiente, podendo ouvir coisas a uma distância maior, ter um olfato mais apurado e até mesmo uma visão melhorada.

- Intuição
Também chamada de sexto sentido, é um processo inconsciente utilizado pelo personagem a fim de tomar decisões. Personagens intuitivos costumam seguir aquilo que sentem no momento e tem sensações diferentes acerca de objetos e situações. Costumam perceber situações de risco e suspeitar de pessoas sem qualquer prova concreta, e às vezes realmente sabem quando algo está prestes a acontecer. Se bem trabalhada e estudada, a intuição pode ser uma arma poderosa, mas em níveis baixos pode ser traiçoeira.

- Intelegência
É a capacidade de armazenar, processar e lidar com informações e atividades mentais. Uma alta inteligência garante uma cabeça mais pensante e que faz conexões mais rápidas, chegando a conclusões de forma ágil. Personagens inteligente costumam ter mais facilidade em achar informação em livros, resolver enigmas ou armar estratégias, por exemplo.

- Sorte
Um fator aleatório, mas que pode trazer boas surpresas. Personagens sortudos podem ter tudo o que querem, mas isso sempre estará no campo da dúvida. Achar dinheiro na rua? Aquela informação preciosa simplesmente aparecer? Descobrir um item raro? Os corajosos a investirem nesse atributo podem ter grandes recompensas, mas isso não é uma garantia.

Poder Mágico
É a capacidade mágica do personagem. Nem todos os humanos possuem essa dádiva, que está presente apenas em uma pequena parcela da população. Um ponto nesse atributo já torna o indivíduo capaz de aumentar exponencialmente todos os seus demais atributos, sendo a grande responsável pela evolução dos personagens. Aqueles que desejam focar no Poder Mágico, no entanto, entrarão em uma área ainda misteriosa. A Magia abrange feitiços, habilidades especiais e encantamentos dos mais diversos tipos e pode ter mil e uma utilidades. É, no entanto, um atributo a ser tratado com cautela, já que a sua evolução é difícil e o seu controle é ainda mais complicado. Os personagens que tiverem um alto 'Poder Mágico' não precisam necessariamente escolher as habilidades mágicas, já que o atributo por si só já garante algumas vantagens mágicas, tais como a sensibilidade mágica. Este atributo não pode ter sua pontuação aumentada no início do jogo, a sua evolução será apenas através de experiência.

Atributos

Perícias
Habilidades práticas, sendo aplicadas em conjunto com os atributos para diversas ações dentro do jogo.

- Artes Marciais
Se relaciona a técnicas de combate corpo-a-corpo que o personagem venha a aprender.

- Armas de curto alcance
Se relaciona ao manejo de armas de curto alcance, tais como espadas, bastões, machados, etc.

- Armas de longo alcance
Se relaciona ao manejo de armas de longo alcance, tais como armas de fogo, arcos, bestas, etc.

- Acrobacia
Se relaciona à capacidade acrobática do personagem, abrangendo saltos, manobras aéreas e terrestres, etc. Útil na locomoção e em combates.

- Furtividade
Se relaciona à discrição do personagem e sua capacidade de se manter indetectável ou fora do foco da atenção. Útil em fugas, perseguições e espionagem.

- Sobrevivência
Se relaciona ao conhecimento de técnicas de sobrevivência sem os recursos comuns, incluindo habilidades de caça, pesca, rastreio, por exemplo. Útil também na procura por esconderijo e rotas de fuga.

- Performance
Se relaciona a toda e qualquer atividade artística que o personagem venha a exercer, seja ela visual, musical, corpórea, escrita, etc.

- Mecânica
Se relaciona a atividades de construção e manutenção de objetos, armas e qualquer tipo de bem material. É útil no reparo de equipamentos e até no aprimoramento de armas.

- Medicina
Se relaciona a conhecimento prático na área médica, abrangendo desde primeiros socorros até cirurgias, dependendo do grau de especialização.

- Feitiços
São magias utilizadas para fins diversos, seja para aprimorar os atributos de combates de um aliado ou cegar um adversário. Feiticeiros podem usar suas magias para encantar itens e armas, além de modificar o ambiente ao seu redor. É uma perícia mais geral e ilimitada, tendo infinitos usos. Esta perícia tem que ser desbloqueada e não pode ser aprimorada no início do jogo.

- Magia de Combate
Mais específica, a magia de combate é plenamente ofensiva, tendo como objetivo causar dano ou prejuízo a um adversário, seja através de raios luminosos, chamas, eletricidade ou qualquer ataque mágico de caráter elemental ou espiritual.Esta perícia tem que ser desbloqueada e não pode ser aprimorada no início do jogo.

Conhecimentos
Habilidades teóricas a respeito de temas diversos. É útil na busca de informações ou na compreensão dos temas. Não ter pontos em determinada área não significa não saber nada a respeito dela, mas investir em uma delas garante um conhecimento mais avançado e aprofundado, além de mais facilidade em aplicá-la.
- Geral
Conhecimento acerca do mundo, de assuntos da atualidade e de sabedoria popular.

- Línguas
Conhecimento de línguas e dialetos diversos, seja através da fala ou escrita. Se aplica a línguas de outros povos e até mesmo línguas mortas.

- História & Literatura
Conhecimento a respeito da história do universo, do mundo e de tudo o que ficou pra trás. Bastante ligada à literatura, que caminhou junto com o desenvolvimento da sociedade e diz muito a respeito dela.

- Ciências Biológicas
Conhecimento da natureza e de tudo que faz parte dela. Abrange o corpo humano, os animais, as plantas, o meio ambiente de forma geral e até mesmo o universo.

- Magia & Mitologia
Conhecimento a respeito de elementos e seres mágicos, a história da magia e sua aplicação. É o saber teórico da magia.

Novamente, vale ressaltar que uma ação dentro do RPG pode ser interpretada de diversas formas e diversos atributos e habilidades podem ser utilizados. Sejam criativos e montem os personagens de acordo com seus gostos e também pensem nas possibilidades de ação.
Yukits
Yukits
Joker
Joker

Masculino Idade : 28
Mensagens : 233
Data de inscrição : 05/12/2010
Localização : Heat Haze

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos